segunda-feira, 23 de março de 2015

Divagações sobre tempo e espaço

                                      Fonte.


Oi gente, hoje antes começar a pensar de forma confusa vou apresentar a vocês 2 pessoas que adoro.
Primeiro o Calv , eu o conheço a uns 6 anos (?) e ele é um amigo próximo sem ser próximo, calma eu explico não preciso falar com ele todo dia mas no dia que eu falar com ele teremos assunto e fim, você não precisa saber disso :s. Eu o conheço a 6 anos, mas o vi a quase 3. Ele mora em uma cidade e eu em outra só nos vimos uma vez na vida durante umas duas horas em 2012, mas o conheço a uns 6 anos.
A Lis eu conheço a quase um ano e ela é uma das minhas melhores amigas, mas eu nunca a vi já que ela mora longe. 

Ai você está ai se perguntando por que diabos estou falando deles ? Bom, para tentar entender a cibercultura na parte de espaço-tempo. Eles moram em cidades diferentes da minha, mas nos falamos como se eles estivesse em outro bairro e sempre nos víssemos. É complicado definir e compreender (quer dizer para mim é complicado) essa nova configuração de espaço tempo, vivemos um período tão imediato, temos e queremos tudo em um curto intervalo de tempo. Hoje nem se precisa mais sair de casa para ir as compras, em um simples clique você seleciona o produto e ele é entregue em sua casa. A "barreira" de espaço e tempo está cada vez menor, distancias físicas a cada dia que passa são cruzadas com menos gasto de tempo. Enfim, na minha opinião o espaço-tempo por mais definido que seja fora da rede, dentro dela é completamente mutável. 


Ps: Comentem suas ideias sobre espaço-temporal 

5 comentários:

  1. Oi, Mari! Achei interessante a postagem.
    A internet hoje, além de proporcionar uma série de informações e notícias inerentes ao mundo, também se encarrega de aproximar pessoas com gostos e personalidades afins. Já tive várias amizades virtuais e, na maioria das vezes, elas ocupam o espaço que as amizades próximas não enxergam.
    A interação instantânea com uma pessoa do outro lado do planeta é mais uma característica da Cibercultura e a dispensa da presença física faz com que o espaço não seja fator predominante nas comunicações.
    Beijosssssss!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo quando você diz fala sobre a amizade virtual, acho que por ter comunidades e grupos na rede sobre um determinado assunto como por exemplo um livro, fica mais fácil de encontrar pessoas com interesses em comum. A presença física é como se fosse um bônus.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mamari! Realmente parece coisa de outro mundo quando falamos sobre a nova configuração espaço-tempo, mas está presente na nossa realidade digital como meio de comunicarmos com pessoas à distância. Acho que esse novo aspecto da Cibercultura facilita a vida social, pois podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo e continuar nos comunicando! Apesar de não ser a mesma emoção de "olhar nos olhos", "do sentir", temos que nos adaptar a nova forma de interação e permanecer os contatos com nossas amizades online.

      Excluir
  3. Os meios digitais servem de meio para ampliar o universo e necessidade do ser humano de se comunicar e se fazer visto, multiplicando as possibilidades de interação, e vendo que há essa necessidade de comunicação pelas pessoas, de conhecer, saber quem somos, é como o texto diz, como um sentimento de ligação...

    ResponderExcluir